quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Aumentando o acervo cultural

Uma das partes mais importantes da preparação para a viagem é o aculturamento: ler sobre o país que se vai visitar, ouvir as músicas que fazem ou já fizeram sucesso, ver os filmes representativos do local...tudo isso ajuda a formar massa crítica e construir o acervo cultural que irá permitir desfrutar com mais profundidade e entendimento o local visitado. Os guias "Lonely Planet" são um ótimo ponto de partida, pois discorrem sobre a história do país desde as épocas mais remotas até os dias atuais. Mas vale a pena complementar com outros meios:

Acabei de assistir ao filme mexicano "O Crime do Padre Amaro", e super recomendo. Ele faz uma análise bem interessante do catolicismo em países aonde a igreja é uma instituição "acima de qualquer suspeita". O filme se passa no interior do México, mas acho que se adaptaria bem a vários outros países da América Latina, Brasil inclusive.

Estou lendo também o último livro da Isabel Allende, uma das minhas escritoras preferidas. O livro se chama "A ilha sob o Mar" (La isla bajo el mar), e conta a história do Haiti e de Cuba na época colonial, sob a visão de uma família francesa de colonos plantadores de cana-de-açúcar nos idos de 1170. O livro faz um retrato bem interessante da época, indo a fundo na questão da escravatura, das relações entre senhores e animais (já que acreditavam que os negros não tinham alma, portanto não eram humanos), na opressão que culminou na revolta e na proclamação do Haiti como a primeira república de negros da história...vale muito a pena ler!!

Eu, Pat e Li fizemos durante o dia uma seleção de filmes que recomendamos, como preparação cultural para os países que iremos visitar. Segue abaixo:

México
O Crime do Padre Amaro (Carlos Carrera)
Amores Perros (Alexandre González Iñarritu)
Y tu Mamán También (Alfonso Cuáron)
Como Água para Chocolate (Alfonso Arrau)
Sexo, Pudor y Lágrimas (Antonio Serrano)
E vários do Luis Buñuel (O Anjo Exterminador, El, etc...)
Detalhe que a metade dos filmes acima é com o Gael García Bernal...chico de sucesso esse, né?

Cuba
Guantanamera (Tomás Gutierrez Alea y Juan Carlos Tabío)
Fresa y Chocolate (Tomás Gutierrez Alea y Juan Carlos Tabío)
O velho e o Mar (adaptação do livro de Ernest Hemingway)

Buena Vista Social Club
Soy Cuba (Mikhail Kalatozov)
Memórias do Subdesenvolvimento (Tomáz Gutiérrez Alea)

Ah ! E para comprovar que não são exclusividade do Brasil fenômenos como "eguinha pocotó" e "rebolaxion", contamos com nossa correspondente especial María, cubana amiga virtual da Li que tem nos ajudado bastante com dicas sobre a viagem, e que nos indicou os dois sucessos mais recentes de Cuba:

http://www.youtube.com/watch?v=sTICfb974n4
sucesso atual Mentirosa!, do grupo La Charanga Habanera (detalhe que o juiz do clip é a cara do cônsul de Cuba que me negou o visto!! hahaha muy loco Señor Sardiña!!)

http://www.youtube.com/watch?v=2VitUHNF3ms
La mujer del pelotero

Dá pra se divertir bastante com tudo isso, não?

3 comentários:

mamãe da Ju disse...

Ju, tem um livro lindíssimo dela, com o nome da filha: "Paula".É intenso, amoroso, um livro que vc sente o pulsar do coração de uma mãe que ao lado da cama da filha em coma , relata a história da família. Isabel Allende diz a respeito desse livro:"O meu livro 'Paula' é uma memória trágica da história da morte de uma jovem rapariga, mas sobretudo uma celebração da vida. (...) A sua longa agonia deu-me a oportunidade única de rever o meu passado."

Juliana disse...

Esse livro que inspirou o filme "A Casa dos Espíritos", que conta a história da família dela...
Estou com esse livro aqui, qualquer dia começo a lê-lo :)

Lilian disse...

Ju, detalhe na "mentirosa" que carinha de sem vergonha...e a roupa a la Geise Arruda.....rs...