terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ainda sobre o roteiro...

Como minha mamãe querida bem reparou no comentário no post abaixo (nem precisava assinar pra saber que é você!), sim, ainda teremos mudanças!! Ainda faltam 8 dias pra viagem, o que dá muuui tempo pra gente mudar de idéia! rs...

Graças ao "Guia do Viajante Independente pela América do Sul" que a Cris Monteiro me emprestou, conseguimos refinar um pouco mais o roteiro...por exemplo, descobrimos que não existe ônibus direto entre Assunção, no Paraguai, e Salta, na Argentina. Portanto, teremos que alugar um carro para percorrer os 712 km entre uma cidade e outra.

Segue a visão revisada, deste roteiro que muda mais que plano de mídia em final de ano...rs...:

8/10 - Saída de Curitiba as 21:30hs da noite, de busão, com destino a Assunção. A Li já comprou nossa passagem, vamos de Pluma Internacional - a passagem custa R$109,54 com 4 paradas para comer e tomar banho. Hein, oi??? tomar banho??? hahaha...eu me recuso a tomar banho na rodoviária !! Como diria o Fer, "djiiiisus!!" Já não basta enfrentar 18 horas de ônibus, ainda tem mais esta! Ai ai ai...

9/10 - Chegada em Assunción as 15:30hs. Como eu vou estar mui de bom humor depois de tanta viagem de ônibus, quero ir direto pro hotel e descansar. A noite, sair pra conhecer a night paraguaya.

10/10 - Acordamos cedo, alugamos um carro e partimos rumo a Salta, no norte da Argentina, atravessando a região do Chaco. Apesar da paisagem não ser tãaao emocionante nessa parte, pelo menos as estradas são asfaltadas e seguras. Provavelmente levaremos o dia inteiro, indo com calma e fazendo paradas pra conhecer o caminho. Previsão de chegar em Salta no finalzinho da tarde.

11/10 - Ainda com o carro, vamos conhecer Salta, San Salvador de Jujuy (como bem me corrigiu a Li, é San Salvador, e não San Antonio...rs...), Tilcara, Humahuaca e Purmamarca.

12/10 - Continuação do roteiro de cima.

13/10 - Pegamos o ônibus cedinho com destino ao Chile, em San Pedro do Atacama. Dizem que a viagem é lindíssima, através dos Andes. As empresas que fazem essa linha são Tourbus, Geminis e Pullman. Chegamos em S Pedro por volta das 18hs, e vamos procurar um albergue pra se instalar.

14/10 - Passeios pelo Deserto do Atacama

15/10 - Deserto do Atacama

16/10 - Deserto do Atacama durante o dia, e saímos com destino a Arica as 20:45hs.

17/10 - Chegamos em Arica as 7 da matina, e se der tempo passamos o dia no Parque Nacional Lauca.

18/10 - Saimos cedinho de Arica, atravessamos a fronteira do Chile para o Peru em Tacna, e de lá seguimos para Arequipa. Segundo a Li, a cidade é muito linda, toda branca, onde as casas e artesanatos são feits de rocha vulcanica e são todas brancas. Eu tinha pensado em ir ao Cañon del Colca também, mas a irmã da Pat já foi e falou que é furada. Então ficou de fora do roteiro.

19/10 - Visita a Arequipa. A noite, pegamos o ônibus para Nazca. A viagem dura 10 horas, mas ainda não sei qual empresa faz.

20/10 - Chegamos em Nazca. De manhã vamos visitar as famosas linhas de Nazca. A tarde, vamos ao cemitério e aos museus. Se der tempo, queria muuuito assistir à palestra da Viktoria, uma austríaca estudiosa das linhas e que é discípula da alemã Maria, historiadora cujas teorias sobre as linhas são as mais aceitas até hoje. A Viktoria dá palestra todas as noites na sua casa mesmo, as 19hs.

21/10- Saímos de Nazca de manhã, e vamos para Puno, visitar o Lago Titicaca.

22/10 - Lago Titicaca do lado peruano (e, se der coragem, um pulinho no lado boliviano também).

23/10- Saímos de Puno as 7hs e vamos para Cuzco, com o Inka Express. Esse ônibus de turismo parece ser bem confortável e passa por alguns sítios arqueológicos no caminho: Andahuaylillas, Raqchi, La Raya e Pukara Museum (Arqueological Centers). Chegamos em Cuzco as 20hs, e vamos procurar um albergue.

24/10 - Cuzco

25/10 - Cuzco

26/10 - Trilha inca

27/10 - Trilha inca

28/10 - Trilha inca

29/10 - Machu Picchu

30/10 - Voltamos para Cuzco, e de lá vamos de avião via TACA Airlines para Lima.

31/10 - Lima

01/11 - Lima

02/11 - Saímos cedo de Lima cedinho de TAM. As meninas ficam em SP, e eu chego em Curitiba de noitinha.

Bom, por enquanto é isso! Como vocês podem ver, evoluímos bastante na organização do roteiro! Se vocês tiverem alguma sugestão, serão bem-vindas ;) !

3 comentários:

Unknown disse...

Olá meninas

Vou ficar de olho na aventura de vocês, já adicionei no meus favoritos, estou planejando de carro ir até San Pedro de Atacama em Janeiro e vou ficar de olho em sua aventura e dicas, se puder passar no blog, dicas de albergues, preços, instalações, ficamos agradecidos.
Outra coisa: será que pela Argentina não seria mais fácil e econômico, pegaria um busão em Puerto Iguazú até Corrientes e de lá pra Salta, os preços são melhores do que alugar um carro em Assunção...bom é uma dica...fiquem a vontade...
Abraços
André

Juliana disse...

Oi André, tudo bem? A idéia é essa...ir dando dicas sobre essa viagem para os próximos aventureiros!
Gostei da sua idéia...De qualquer maneira já compramos o ônibus pra Assunção, e a distância de Puerto Iguazú a Corrientes é quase a mesma de Assunção a Corrientes.
Mas podemos ir de Assunção pra Corrientes, e de lá pra Salta...a Andesmar faz Corrientes - Salta com ônibus semi-cama durante a noite. Vou falar com as outras Três sobre isso...valeu pela dica!
Abs
Juliana

Anônimo disse...

Oii gentee,
Aqui é Re, irmã da Paty, estou dando uma olhandinha no blog e no roteiro de vcs.. como fiz a mesma viagem ano passado (porém c/ algumas rotas diferentes), acho mais interessante conhecerem o Cânion de Colca do que as Linhas de Nazca, já que estao com tempo curto. Deem uma olhada no guia q a Paty levou..este cânion tem as mesmas proporções q o Grand Cânion, porém, não tão "conhecido"...se vcs quiserem passo umas dicas dos caminhos q percorri até chegar lá. O lugar é magnífico..passei por uma experiência incrível de subir o cânion de mula na madrugada para ver os condors pela manhã!! boa viagem!!! bjossss