quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Começando

Daqui a menos de um mês saio de férias.
Destino da vez: América do Sul.
Esse roteiro está na minha cabeça desde "Diários de Motocicleta". Decidi que 2008 é o ano ideal para me dedicar à uma viagem com momentos de reflexiva introspecção, equilibrar minhas energias e meus sentimentos, e de quebra turbinar minha vida com doses consideráveis de aventura.
A idéia é começar por Santiago, dar umas voltas por lá, conhecer a cidade, as baladas, a culinária, os vinhos...Aliás, um dia será reservado a conhecer as vinícolas da região central do Chile, pra dar uma relembrada nas minhas aulas do curso de sommelier, e conhecer in loco uma das principais regiões produtoras de vinhos do mundo.
Depois de Santiago, quero ir subindo pelo Chile, passando por La Serena, até chegar ao Deserto do Atacama (que merece no mínimo 3 dias para vivenciar tamanha beleza, imensidão, silêncio e imponência). Do Atacama, talvez passar por Iquique, Arica, Tacna, até chegar a Puno. Conhecer o lago Titicaca do lado peruano (infelizmente, a Bolívia foi cortada do roteiro devido às recentes instabilidades políticas - aventura sim, loucura não). De lá para Cuzco, de Cuzco trilha inca pra Macchu Picchu, depois Lima e back to Brazil.
O roteiro está bem resumido, pois a idéia é ir escrevendo aos poucos, à medida em que o desenho da viagem for se refinando em nossas cabeças.
"Nossas", porque nessa viagem terei companhia. Adoráveis companhias, aliás. Comigo irão a Lilian e a Pat. E o Alan. Quer dizer, o Alan não vai. Vai, agora ele vai sim. Não, ele desistiu. Agora quem não vai é a Lilian. Mas pode ser que mude de idéia. Talvez o Alan consiga ir! E a Lilian vai se matar de remorso se perder essa viagem, então agora ela vai. Enfim... falta menos de um mês para a viagem, do meu roteiro só tenho mesmo um esboço, e de companhia por enquanto só tenho confirmado meu iPod (mas no fundo eu tenho certeza que a Lilian e a Pat vão).
Devo confessar que estou super empolgada com a idéia dessa viagem, com os lugares maravilhosos que vou conhecer, com o tanto de emoção que as curvas da estrada nos reservam. Vai ser a viagem mais não-planejada que eu já fiz na minha vida, e esse, talvez, seja o elemento mais importante nessa autêntica aventura!

3 comentários:

Lilian disse...

Eu sou a Lilian, a indecisa, que se programa tanto que se perde na própria organização...Se eu disser que, mais uma vez, em menos de um ano, estou realizando outro grande sonho da minha vida não é exagero...Tinha 16 anos e muitas idéias pra ficar conversando nas aulas do colegial com meu grande amigo Lucas de Jáu-SP...numa dessas conversas definimos o roteiro da nossa viagem para Bolivia, Peru, Chile e Argentina. Na faculdade quase deu certo, não fosse por alguns imprevistos na vida dele e na minha também...Depois de formados, muito trabalho e pouco tempo pra ferias...então ele foi morar na Irlanda enquanto eu também estava na Europa o ano passado, mas não nos encontramos. Ele voltou com a namorada e convidei mais uma vez...mas não deu certo, ele está arrumando emprego agora e seria loucura ir com a gente....Então, surge a Juliana com essa idéia para esse ano...e nada melhor do que ir com amigas que se dão bem em viagens....Fizemos o teste o ano passado e deu certo, cada uma com seu jeito de equilibrar essa nossa amizade e os possiveis perrengues que possam acontecer durante esses maravilhosos dias pela América do Sul...Não era pra eu ir viajar esse ano, prometi a mim mesma fazer uma grande viagem a cada 02 anos...mas...quem aguenta a Ju ligando de Curitiba a Botucatu com aquela vozinha mansa, tentando dar mil razões a favor de irmos todas juntas agora, oportunidade única e tal, anexava fotos nos emails...até parece que Machu Pichu vai sair do lugar...rs....mas tudo bem, como eu também sou bem "fácil", ela me convenceu rapidinho....mesmo eu não podendo ir agora....mais uma loucura na minha vida....cheia de projetos para entregar, reformando minha casa e escritório, trocando de carro, tudo antes de 2008 terminar...e a Ju conseguiu fazer com que a "Lilian Arquiteta" saisse do planejamento e se sobressaísse a "Lilian Adventure" como dizem alguns amigos meus aqui de Botucatu...
Minha mãe e minha irmã também acham isso uma loucura...Elas não conseguem imaginar como três meninas podem achar interessantíssimo pagar para passar as férias entre deserto e trilhas, acampamento e altitude, frio e lugares duvidosos para se comer...Eu posso explicar, mas só depois que voltar e tiver passado por toda essa nova experiência de vida...e melhor, ao lado da sossegadíssima Pati e da sempre pra cima Juliana....

Patrícia disse...

Eu sou a Pati, como ja disseram as meninas "o sossego em pessoa". E para não perder o costume, o que já era previsto: a última a postar alguma coisa no blog...rs. Mas encaro as brincadeiras numa boa, assim como estou encarando esta viagem.
A idéia da viagem caiu de pára-quedas para mim, assim como foi a viagem do ano passado também, onde pude conviver um pouquinho mais com essas duas loucas que são a Li e a Ju. A Li veio me falar em julho que estava combinando a viagem com Ju e se eu topava entrar nessa...como eu ja tinha ouvido falar muito bem dos lugares através da minha irmã que fez o mesmo roteiro o ano passado, topei logo de cara. Só precisava saber se ia conseguir férias do trabalho no período que elas estavam planejando... Mas foi tudo tão rápido que mal decidi que ia e já tinha que dar certeza para podermos reservar a trilha inca que eu nem sabia como era, quantos dias levava e muito menos que tinha que reservar com meses de antecedência...ou seja, estava completamante perdida. Aliás, confesso que ainda estou um pouco perdida sobre algumas cidades que iremos visitar e o que iremos encontrar pelo caminho..rs. No começo achei que era loucura fazer a trilha e tentei falar sobre histórias que ja tinha ouvido...mas não teve jeito, não seria a mesma coisa se pelo menos não tivesse incluída no roteiro. E lá fui eu mais uma vez atrás delas...Se vamos conseguir ou não, como vai ser, são dúvidas que ficam com a gente, mas uma certeza a gente tem: estamos a 2 semanas de começar uma viagem que ja teve vários imprevistos antes mesmo de começar, mas sem dúvida nenhuma vai ser inesquecível e com pitadas de aventuras, que é o que todas estão buscando...

Unknown disse...

Caraca!!! Que Rolê mais loco ehin! Eu tô lendo tudinho pra pegar as dicas pois to planejando uma aventura tipo assim para as minhas Férias em Janeiro! Gostei. e se tiver mais dicas agradeço viu rs. sergiofig2@gmail.com (SP)