segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cidade do Mexico / Bicentenario e cultura!

2o.dia / Mexico City.

O Mexico comemora neste mes o Bicentenario da sua Independencia. TODO o Mexico comemora...bandeiras hasteadas por todo lado, decoracoes, luzinhas, ate charutos especiais foram confeccionados!
Zocalo todo enfeitado para comemorar o Bicentenario
O mais legal e a parte cultural...varias exposicoes em museus e eventos especiais para a data. Fomos no Palacio Nacional, e depois de enfrentar uma fila de 1,5hs, finalmente conseguimos entrar e ver a exposicao que comemora o bicentenario e os 100 anos da Revolucao mexicana. A exposicao 'e muito boa, super recomendo!! Uma organizacao exemplar, tecnologia de ponta contando a historia do Mexico com foco em sua historia recente: Independencia, Revolucao, Guerra com os Estados Unidos (aonde acabaram perdendo quase um terco do pais para o Tio Sam, por um valor irrisorio!!), habitos e costumes da populacao...
Depois fomos visitar o Templo Mayor, que guarda as ruinas de Tenochtitlan, antiga capital do imperio mexica (azteca). Diz a lenda que os mexicas viram uma aguia comendo uma serpente em cima de um cactus, e isso para eles foi o sinal de que esse era o lugar para construir a capital do imperio. Levaram tao a serio esse sinal que essa cena estampa a bandeira do Mexico ate hoje!
E o mais interessante 'e que de domingo TODOS os museus sao gratuitos para os mexicanos...e eles realmente usufruem dessa facilidade. De criancas a idosos, casais e grupos de adolescentes, frequentar um museu em um domingo de manha realmente parece ser um otimo programa. Ficamos realmente muito impressionadas com o interesse cultural dos mexicanos. Eu estive no Mexico ha 7 anos atras, e sai com uma impressao nao muito boa de Mexico City...suja, barulhenta, perigosa. Estou sentindo muuuita diferenca. Nem parece o mesmo lugar aonde nos 3 ontem saimos a pe de madrugada no centro para comer sem sentir medo...nem o lugar aonde nao tem lixo na rua, mesmo no centrao. A impressao que tenho e que o pais evoluiu muito recentemente, e celebra com orgulho a sua cidadania.
Um pequeno arranhaozinho na imagem de pais de 1o mundo: fomos de novo enganada por um taxista!! rs...dessa vez, mudamos de tatica e resolvemos negociar o preco da corrida antes de entrar no carro. Ele falou o preco, regateamos um pouco e aceitamos, crente que estavamos fazendo um super negocio. So que na volta, pegamos outro taxista que nos cobrou pelo taximetro, e percebemos que tinhamos pago antes o dobro do que a corrida realmente valia!!!! ok, ok, demos um desconto para nos mesmas, ja que estamos apenas no segundo dia de viagem. Agora chega!! rs...vamos usar as duas taticas a partir de agora: negociar e usar o taximetro! E se tudo isso ainda nao funcionar, pular do carro no meio da viagem se perceber que alguma coisa ta errada!! Pincha taxista !! (@%#^$ taxista!!)
Outras coisas muy chingas (muito legais) que rolaram no dia de hoje:
*Almoco no Casa de Las Sirenas, um casarao espanhol em frente ao Templo Mayor, com um terraco maravilhoso, e comida melhor ainda. A primeira marguerita da viagem !!!! Comida excelente, apesar de muy cara. Segundo a Li, o restaurante mais first class da cidade! rs...Muy padre!! (muito bonito).
Primeira marguerita da viagem, no La Casa de Las Sirenas

*Visita a Casa Museu da Frida Kahlo (casa azul, aonde ela viveu por quase 30 anos com seu amor Diego Rivera). Linda a casa, linda a historia dos dois!! Visita obrigatoria para quem gosta de arte!

*Parada para um cafe na Casa dos Azulejos, no restaurante Sanborns. Lojinha muito boa, compramos CDs com precos otimos. Restaurante meio cafoninha. Ok, BEEEM cafoninha! rs...
*E a sorte grande do dia: fomos visitar o Palacio de Belas Artes, e resolvemos entrar so para tirar umas fotos antes de voltar pro hostel. Ao entrar, olha so: estava comecando um concerto de Opera!!! lindo, lindo, lindo! Mamae e Bem, lembrei muito de voces! Ficamos la por uma hora, ouvindo musicas de Verdi e Bizet, de graca, comemorando junto com varios mexicanos o orgulhoso Bicentenario da Independencia...

Dois dias apenas, e ja estamos amando o Mexico!!!:)

mamae disse...

ai...que bárbaro, Ju!!
imagino que lindo deve ter sido!!