quinta-feira, 15 de novembro de 2012


2o. dia: Meknes, Volubilis e Moulay Idriss

Dormir com frio ninguém merece! Acordamos e decidimos ir para um lugar mais confortável. Hostel da HI: acho que quando terminar a reforma vai ser um lugar agradavel, mas no momento, NAO RECOMENDO. Depois de checar algumas possibilidades de lugares pela internet (levar netbook na viagem: totalmente RECOMENDO!), fizemos as malinhas e fomos parar na Medina para procurar o hostel. 
Nesse momento começou a viagem de verdade: o mundo árabe/marroquino/muçulmano começou a se desenrolar na nossa frente, com suas pessoas vestidas de camisolao ate os pés e véus, as ruelas estreitas, os burros carregando cestas de frutas, as casas de adobe, a Grand Place cheia de banquinhas vendendo coisas e pessoas passeando, o transito um pouco caótico. O momento foi emocionante, quando tudo aquilo que você imagina de um lugar se materializa na frente dos seus olhos, encantando e surpreendendo. Fomos procurar riads (casas de locais que oferecem hospedagem - RECOMENDO! uma experiência incrível de vivenciar a realidade do local) dentro da Medina, vimos algumas opções, e após nos perder por uns 20 minutos (ou segundo a Li que ainda nao tinha entrado muito no clima da viagem, 1 hora…rs) encontramos um guia que nos levou a um restaurante/riad, de posse de uma francesa, a Sabrina, que veio de Paris ha 5 anos trabalhar no mercado imobiliário e resolveu ficar por aqui (Dart Sabrina- colocar o site do riad. RECOMENDO!). Uma simpatia; nos fez almoço (50 Dh) e jantar (80 Dh), nos hospedou (250 Dh quarto pras tres) e de quebra ganhamos vários minutos de conversa sobre a vida e cultura local. A parte de gastronomia foi um capitulo a parte: saladas de cenoura e maca, beringela frita, pimentão refogado, pepino ralado com iogurte, beterraba com maca, repolho com alho, tudo isso regado a vinagre de maca, óleo de argan e água de flor de laranjeira. Sem contar a sobremesa: roma com acucar e agua de laranjeira, e o prato principal: frango com açafrão, e na janta tajines variados: de legumes, de figo e damasco recheado com carne de veau, mel e amendoas, e de carne de camelo…SIM !!!  camelo, uma carne macia cujo sabor lembra o de uma carne de panela, mas beeeem mais macia, derrete na boca. Eu fiquei com receio no começo, mas depois experimentei e adorei, RECOMENDO!!
A tarde fomos com um guia para Volubilis, ruinas romanas, e Moulay Idriss, cidade sagrada. O passeio para as duas cidades durou 3 horas e custou 400 Dh do Grand Taxi + 50 Dh do guia. Vale a pena: as ruínas romanas de Volubilis sao bem conservadas, e da para ter uma idéia de como viviam os romanos por aqui, que ja foi a capital do imperio romano, alguns séculos antes de Cristo. Diz a historia que uma parte das ruínas eram de prédios oficiais, aonde eram julgados os prisioneiros na presença de publico, outra parte era a casa dos homens valentes, figurões importantes; e a parte mais abaixo era a "casa do cachorro", lugar onde tinha vários quartos ao redor de uma grande cisterna de vinho. Esses quartos serviam para os homens se "divertirem" com mulheres. Antes da chegada do islamismo por la, parece que a orgia rolava solta…rs Baco e Afrodite que o digam.
Moulay Idriiss 'e interessante, vale a pena a visita. Bem mais tranquila que Meknes, 'e considerada uma cidade sagrada, pois o homem que da nome a cidade 'e considerado santo e descendente direto de Maome, o profeta. La de cima tem uma visão panorâmica bem bonita de toda a cidade.
Agora vamos dormir confortavelmente em um quarto bem quentinho e agradável :) Amanha vamos conhecer o restante de Meknes de manha e a tarde partir para Fez. Mudamos os planos e deixamos Chefchaouen para uma próxima. Segundo o que aprendemos por aqui, apesar de ser uma cidade bem bonita, o lugar 'e longe (4 hs de ônibus), tem so um ônibus por dia que sai as 4 da matina e nao tem muita coisa pra fazer, quem costuma ir pra la sao turistas em busca de haxixe…como isso nao 'e exatamente o nosso caso, rs, resolvemos ir direto para Fez mesmo.
Ah! No inverno as coisas aqui em Meknes abrem as 10hs da manha!! Ou seja, vamos poder descansar bem :)


Jantar na casa da Sabrina

Linda vista de Volubilis


Volubilis


Tres na estrada de Volubilis :)

Mulheres locais conversando

Vista panoramica da cidade de Moulay Idriss

Jantar na casa da Sabrina

Volubilis




Mercado de artesanato na praca de Meknes
Para fechar o dia nao tao agradável, esqueci minha carteira no taxi. Da raiva so de lembrar…e la se foram 460 Dh (ou 40 euros). Espero que este seja o único desapego que eu tenha que praticar nesta viagem.

2 comentários:

Leticia disse...

Que delícia, amiga! O primeiro relato! Ai que saudades de viajarrrr!!!!! To louca para ler as impressões do deserto depois! Mil beijos e aproveitem!

mamãe disse...

As aventuras começaram, os aprendizados acompanham e a cada viagem com certeza vcs "crescem".
Que casa linda da Sabrina , Ju! são pastilhas na parede? A Li deve estar se deliciando com essas novidades!! rsrs
pelo jeito só mudou o roteiro neh?rsrsrs
bjjjjjjjjjj te amo