sexta-feira, 16 de novembro de 2012



4. e 5. dia: Fez


Fizemos uma programação bem interessante em Fez, que eu recomendo a todos que forem para a cidade pela primeira vez: 
Começamos o primeiro dia fazendo um tour com o guia Abdulah (mesmo nome do recepcionista do hostel e de metade da população masculina do Marrocos), que nos levou para ver mais um palácio real fechado ao publico, o Mellah (bairro judeu) e a Medina de Fez. Fazer o passeio ouvindo as explicações do guia no primeiro dia nos deu uma boa noção do Marrocos na atualidade, alem de nos situar também na Medina, que 'e bem maior e mais louca que a de Meknes. Conseguimos sentir melhor o local, ver os principais pontos turísticos sem ser assediados pelos faux guides, os falsos guias que fazem de tudo para te tirar dinheiro, e também para perceber como as pessoas agem numa cidade tao turística como essa. No final 'e importante sim ter noção, nao se aventurar por dentro das ruelas tortuosas sozinha porque os caras vao sim te seguir, vao querer te levar para jantar no restaurante do primo dele, vao oferecer servico de guia...as vezes infelizmente 'e preciso ser at'e um pouco rude para deixar claro que voce nao esta a fim de conversa, principalmente se voce for mulher (infelizmente, ainda tem essa mentalidade machista - teve um cara que ate nos chamou de racista porque a gente nao quis pegar o taxi dele, que nao era oficial). Mas também nao 'e nada de outro mundo: no segundo dia, nos aventuramos sozinhas no outro lado da Medina, mas ficamos s'o na rua principal da entrada e na sua paralela. Tipo Joao e Maria, quase jogando migalhinha no chao pra nao se perder...rs. Nao precisamos ir muito longe, tem restaurantes muito bons logo na entrada, e varias lojinhas bem legais no começo dessas ruas. Ou seja, 'e s'o ser bem firme e negar qualquer tipo de acompanhamento, nao cair nas conversar da galera, e ter noção de nao ficar se aventurando demais dentro da Medina, que da sim para se divertir por la! 
Vai um artesanato ai?
Vale muuuito a pena fazer compra la, tudo 'e bem mais barato que o Brasil, principalmente artesanato e couro, que sao os principais produtos de Fez. Na própria Medina, visitamos o curtume (aquele mesmo que apareceu na novela O Clone); vale muito a pena e também da para comprar produtos de couro bons e nao tao caros (mas tem que negociar!).
No curtume - incrível!!
Sobre essa questão de negociar, isso 'e outra coisa que os guias as vezes exageram: nao existe essa de oferecer 10% do valor que eles pedem, pelo menos nao nos lugares que passamos. Claro que as vezes existe uma margem de negociação, mas se uma pashmina te for oferecida por 80 Dh (R$ 20), que ja 'e barato, obviamente que o preço justo nao sera tao mais baixo assim. Produtos mais caros, como couros e tapetes, geralmente tem uma margem melhor de negociação; ai sim pode exercer seus dotes de negociante! rs. A Li tenta exercer esses dotes de negociação dela com TODOS os produtos, do doce árabe ao tapete! rs foi ate chamada pelos vendedores de berbere (deve ser o equivalente aqui a chamar alguém de turco, rs...). De tanto tentar extorquir todo mundo ela ja garantiu a passagem dela de primeira classe para a fogueira do mármore do inferno! hehehe
Pat e Li nas vielas da Medina
Almoçando feliz depois de uma manha de compras na Medina
Alem das compras, vale muito a pena visitar a Medersa Bou Inania, uma escola coranica fundada em 1350 e super bem conservada! Da uma paz muito grande ficar la...
No Marrocos nao tem muito o que fazer de noite. Ate agora nao achamos nenhum lugar aonde tenha bebida alcóolica...nem uma cervejinha para matar a sede :/. Depois que escurece um passeio legal 'e jantar na Villa Nouvelle,
 perto do boulevard Mohammed V e da avenida Hassan II. Lojinhas abertas, restaurantes, 'e animado! Outro passeio recomendado 'e ir ate o hotel Palais Jamais, um cinco estrelas virado no luxo que tem uma vista linda da cidade!!
Vista da Medina a partir do Palais Jamais - lindo demais!!
Como nosso albergue fecha as 22hs da noite, voltamos para o quarto, conversando, dançando (imitando a Jade...impossível nao lembrar do Casseta e Planeta imitando a família dela dançando o tempo todo! rs)  e rindo ate dormir.
Amanha, vamos para a parte mais roots da viagem: passeio de 3 dias pelo deserto do Sahara!! Reservamos o passeio para o deserto com o guia Bakkali, aqui no hostel mesmo. O tour saindo de Fez e chegando em Marrakesh custa 2000 Dh, com duas noites de hospedagem e cafe da manha inclusos. Estamos muito empolgadas :)


Um comentário:

Leticia disse...

Que legal o relato, Juju! Não fui pra Fez e foi uma delícia "viajar" com vocês! bjão