segunda-feira, 19 de novembro de 2012


6o. e 7o. dia - viagem pelo interior do Marrocos e deserto do Sahara

Partindo de Fez para Merzouga, 750km no carro do Bakkali, o berbere que sera nosso guia nesses 3 dias de aventura. O Marrocos é um pais surpreendentemente diverso: começamos o tour fazendo uma visita `a vila de Ifraine, que mais parece uma vila incrustada no meio da Suiça, com direito a neve e estação de ski. Momento histórico: primeira vez que a Pat e a Li viram neve de perto! :) Poucos quilômetros depois, a paisagem muda de repente para floresta. Tentamos ver os macacos, mas com todo o frio eles resolveram ficar bem quentinhos nas suas tocas e não apareceram. Logo em seguida a paisagem muda de novo, e a vegetação do deserto começa a aparecer…neve, floresta e deserto em menos de 6 horas. Surreal!


Deixamos nossas coisas no Hotel Kasbah Erg Chebbi , pegamos os camelos e partimos rumo ao acampamento Berbere. Uma hora caminhando sob a luz da lua e das estrelas, no Cam o Camelo, Bud (weiser) e Little Boy nos levaram para um local no meio das dunas aonde 5 ou 6 tendas abrigavam turistas. A caminhada bucólica so era interrompida pelo toque do celular do guia (SIM!!! Celular nao pega dentro da casa dos meus pais em Rio Preto, mas pega no deserto no Marrocos!!! Que vergonha hein?). Voltando ao passeio…enquanto aguardávamos nossa janta, ouvimos musica ao longe. Batucada…trio elétrico? Ficamos esperando por uns 10 minutos para ver se o "trio elétrico" chegava na nossa tenda. Percebemos que nao ia rolar, então pegamos nossos copos de vinho, uma lanterna e fomos desbravar a noite sahariana. Descobrimos da onde vinha o barulho: na tenda de um grupo de estudantes de Marrakesh, havia um grupo de tuaregs cantando e dançando musicas típicas. Surreal: musica, lua, estrelas, deserto…experiência inesquecível! Depois de uns 40 minutos, nosso guia veio nos chamar: a comida estava pronta. Um delicioso tajine de frango acompanhado por um vinho mequetrefe mas que cumpriu bem o seu papel de relaxar o corpo depois de um dia inteiro de viagem. Conversas, risadas, estrelas cadente…fomos dormir felizes. Noite gostosa, confortável e quentinha, maaaas…choveu!! garoinha, mas o suficiente para impedir que houvesse o tao esperado nascer do sol no dia seguinte. Escalamos as dunas mesmo assim, e a chuva no dia anterior foi o que nos ajudou a subir, pois fez uma "capa" na areia fofinha e facilitou a subida. Um cenário surreal…de tirar o fôlego!! Quando estávamos voltando, o sol nos deu o ar da sua graça, e as fotos ficaram lindas :). Atravessando o deserto do Sahara (e o sol nao estava tao quente entao nem queimou a nossa cara…rsrs) nos nossos camelos queridos, com aquele cenário ao nosso redor…momento sublime, como a vida é linda! 
Depois de um banho no Kasbah, continuamos a viagem passando por algumas vilas berberes (Erfold e Tinejdad) vendo a população que sorvia preguiçosamente seu domingo, as mulheres vestidas de túnica preta, os homens com seus camisoloes e turbantes…depois do almoço, passamos na vila de Tinerhir, único vilarejo aonde as mulheres trocam as túnicas pretas por brancas. Vimos 4 casamentos pela cidade!! o Bakkali ficou bem feliz em mostrar e nos contar um pouco sobre essa tradição da cultura berbere. Logo em seguida, Gorges do Todra, um desfiladeiro de proporções espantosas, que nos faz sentir pequenas frente a tamanha imensidão…ótima maneira de encerrar o dia! Passamos pela cidade que produz as famosas Águas de Rosas marroquinas (loções, colônias, sabonetes…tudo feito de águas de rosas), dirigimos ate a cidade de Ouarzazate, direto para nosso hotel e, depois de mais um tajine, um pouco mais de cha de menta e uma garrafa de vinho (dessa vez de boa qualidade, que compramos no supermercado), hora de trocar as fotos e ir dormir. Amanha tem mais!


















Um comentário:

mamãe disse...

Meu Deus , Ju!!!
que coisa linda, mágica!!
Que Deus continue acompanhando as 3 na estrada para que a estrada esteja sempre cheia de música alegre e lindas surpresas!
te amo!

PS-
com certeza o celular da guia não era TIM..:/