sábado, 3 de novembro de 2012

Roteiro !!

E o que tem pra fazer no Marrocos?

Milhares de coisas interessantes, para quem como nos é apaixonado por experiências novas, culturas diferentes da nossa e possui mente aberta para abraçar as diferenças.
Considerando o prazo que tínhamos disponível, depois de muita conversa chegamos no roteiro abaixo:

Dia 1: Chegada em Casablanca. Como lá nao tem tanta coisa para visitar, vamos deixar para visitar Casablanca (ou Dar el Baida) na volta, já que nosso voo sai de lá. Curiosidade: a cidade ganhou fama mundial por causa do clássico filme de mesmo nome, mas foi inteira filmada nos estúdios de Hollywood, e o próprio Humphrey Bogart só visitou a cidade 8 anos depois, para receber um prêmio. Apesar de nao ser tao exótica como o restante do pais, hoje é a capital economica do Marrocos e esta em um momento efervescente. Abriga o maior shopping do norte da Africa (Morocco Mall) na região de Anfa, e a Medina antiga. A historia da cidade é interessante: surgiu como um entreposto de comercio cartagiano, e devido a sua localização privilegiada foi assaltada diversas vezes por piratas. Durante sua reconstrução pelos portugueses, a primeira casa a ser reconstruída foi feita de material branco, dai o seu nome: Casa Branca. Essa passou a ser a cor oficial das construções da cidade. Mais informações interessantes no site: http://www.foradomapa.com.br/?p=1185. Bom, tudo isso pra dizer que nao vamos ficar na cidade e seguimos diretamente, de trem, para o próximo destino! :)

Dia 2: Meknes, Moulay Idriss e Volubilis. Moulay Idriss tem o nome de um famoso santo marroquino, descendente direto de Maomé. Não precisa nem dizer que ela e considerada uma cidade sagrada né? Alguns locais no centro da cidade são proibidos para não-muculmanos, que são "convidados" a não permanecer na cidade durante a noite. Volubilis é famosa por suas ruinas romanas, construídas no século 3 a.C. e que viraram Patrimonio Historico da Humanidade (UNESCO). Da para fazer o passeio a Moulay Idriss e Volubilis em um dia, indo de taxi a partir de Meknes.
A cidade sagrada de Moulay Idriss

Dias 3 e 4: Chefchaouen - Uma das cidades mais bonitas do Marrocos, uma vila azul incrustada nas montanhas Rif. Devido a localização da cidade (norte da Africa), a arquitetura da Medina mistura influencias Marroquinas e Andaluzes...só de pensar já me deu vontade de visitar! Durante sua historia, houve forte dominância espanhola (que durante os anos de ocupação mudaram o nome da cidade para Xaouen), e essa influencia se reflete nos costumes ate os dias atuais. 

Dias 5, 6 e 7: Fez - Segundo a Wikitravel: "Fez foi uma das mais importantes cidades do mundo, situada nas rotas de caravanas que ligavam impérios saarianos como o de Timbuktu com com o Atlântico e o Mediterrâneo. É, provavelmente, a mais fantástica e antiga cidade imperial (Fez, MarraquexeMeknés e Rabat são conhecidas como cidades imperiais, por terem sido todas, em alguma parte da história do país, a sua capital). Actualmente é um importante centro cultural e espiritual, e a terceira cidade santa do islão, a seguir a Meca e Medina." Fez tem vários lugares interessantes para visitar: a Medina, os curtumes (Tanneries), o portão Bab Boujeloud, a tumba dos reis Merinideos...e varias mesquitas, como não dava para deixar de ser em um lugar tão importante para a religião muçulmana. 

Dias 8 e 9: Marrakesh - Marrakesh, que ja foi capital do Marrocos, continua sendo um dos principais destinos turisticos do pais: "No interior das muralhas da Medina está a mais surpreendente e exótica Marrakech, cujo coração é a fascinante Djemaa el Fna e a alma os souqs e seus palácios. Cruzar um de seus portões para ingressar na medina é passar do século 21 ao 15 em poucos passos e muita emoção. O ponto alto, no entanto está ao longo dos caminhos labirínticos adentro, aparentemente intermináveis em vielas, becos e entradas." (http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2010/3/22/marrakech-dias-e-noites-arabicos.html).  Maaas...a cidade também e uma loucura, e sua confusão pode assustar a primeira vista, como bem relatou minha amiga Leticia em: http://mudnews.multiply.com/journal/item/191/Marrocos-2-a-7-de-janeiro. Aqui vale mesmo relaxar, abraçar o desconhecido sem medo, e fazer valer a máxima das 3 na Estrada: "Confiança é a chave da aventura!"

Dias 10, 11, 12: Passeio no deserto (Erg Chebbi / Ourzazate / Ait Bennhadou). A parte mais roots/aventureira da viagem! Visitar o deserto do Saara, as montanhas Atlas, a garganta Todre, dormir em um acampamento berbere, andar de camelo, ver oásis... Da para fazer esses tours a partir de Marrakesh, em 2, 3 ou 4 dias em veiculos 4x4. Quem ja foi diz que é mais barato reservar os tours direto em Marrakesh, mas quem quiser dar uma checada nos preços pode ver aqui: www.marrakech-expedition-4x4.com



Dia 13: El Jadida - visitar as maravilhosas cisternas portuguesas, a cidade antiga que é patrimônio histórico da UNESCO, e o mercado. A cidade fortificada foi construída pelos portugueses, que deixaram suas marcas na cidade; é uma jóia muito bem conservada, com muita historia e arquitetura para se observar. El Jadida também da acesso a praias paradisíacas. Nos ficamos com preguiça de se render ao maiô muçulmano (ir a praia assim ninguém merece né!! rsrs) e descartamos essa opção.  
Ja imaginou ir a praia vestida de "burkini"?? Eu nao ia ficar tao feliz quanto a moça da foto nao...rs

Dia 14: Casablanca - visitar a Mesquita Hassan II, jantar em um restaurante legal, passear no shopping...Aqui também será o nosso "dia de princesa". Durante a viagem, nos hospedamos nos hostels, muito praticos, ótimo custo-beneficio, e ambiente muito legal para socializar. Mas na ultima parada, nos permitimos um pouco de luxo e conforto...mais do que merecido! Ainda estamos decidindo aonde será o lugar.

Dia 15: Madrid. Sim...como vamos de Iberia, ganhamos uma tarde em Madrid! Matar as saudades da boa comida e do bom vinho espanhol!!

E depois voltamos pra casa, com a mala cheia de experiências renovadoras!! :)

Maa salama! 
(até logo, ou literalmente, vá em paz)




Um comentário:

Leticia Biccas Vasconcellos disse...

O roteiro está bem legal, sis! Vcs vão se divertir horrores! Férias mais que merecidas!