quinta-feira, 15 de novembro de 2012


3o. dia: Meknes e Fez

Bom, dado que Chefchaouen caiu do roteiro, tomamos cafe com calma no riad da Sabrina e saímos para conhecer as atracões da cidade:
- Medina: dizem que 'e mais tranquila que as de Fez e Marrakesh, 'e um local imperdivel. Suas ruelas estreitas revelam desde vendedores de linha para fazer os lindos tecidos das roupas dos homens e das mulheres, pratarias e artesanatos, ate calca jeans Diesel made in China. Como disse a Pat, uma mistura de mercado das Arábias com feirinha da madrugada de SP, rs. A Li ja se jogou comprando um jogo de cha banhado a prata, resignando-se a aceitar o preco do vendedor depois de perceber que nem todo comerciante no Marrocos curte uma pechincha…rs. Depois de dois dias andando pela Medina, sem guia, ja estávamos praticamente em casa, nos virando super bem. Quer dizer, logo de manha fomos tentar sair pela outra porta, nos perdemos e fomos parar em um souk na periferia da Medina, aonde nem francês se falava e o povo era meio estranho. Maaas, depois disso, tava tudo dominado :) . A praca El Hedime também 'e interessante conhecer, fica logo ao lado da Medina, próximo ao Bab Mansour, e 'e cheio de barracas de artesanatos, restaurantes de rua e showmans: um homem e seu macaco, outro homem fazendo discurso, outro tentando acordar uma cobra que parecia adormecida…
A Medina de Meknes 'e mais tranquila do que outras cidades mais turísticas como Fez e Marrakesh, e isso faz da cidade um ótimo inicio para a viagem no Marrocos: da para ir se acostumando aos poucos com a cultura do local sem a loucura que deve ser as cidades maiores.
- Bab Mansour: a principal porta que dava acesso a cidade imperial, considerada uma jóia da arquitetura marroquina 
- Cidade Imperial: vimos o Mausoléu de Moulay Ismail, fundador do primeiro reino islâmico no Marrocos, o exterior do palácio Dar Jamai (infelizmente nao da para entrar, pois 'e propriedade privada do rei que de vez em quando vem passar uns dias por aqui) e o estábulo (construção muito impressionante, com grandes arcos de pedra rodeados por arvores de azeitonas).
Almoçamos no terraço de um restaurante com vista para a Grand Place, ou El Hedime (tajine de couscous com carne de vaca, uma delicia!), e depois nos despedimos da Sabrina para partir a Fez. Dessa vez o trem foi extremamente pontual (saiu 2 mins mais cedo) e chegou em exatos 30mins em Fez. 
Em Fez, fomos direto para o albergue de jeunesse (albergue da juventude da HI), na Ville Nouvelle. O homem que nos recepcionou, Abdullah, foi super simpático e nos deu varias dicas para os próximos dias na cidade, mas ele falava ainda mais rápido do que eu (uma proeza! rs) entao amanha vamos ter que perguntar algumas coisas de novo. Uma ótima coisa que descobrimos foi que 'e possível fazer o tour para o deserto do Saara a partir de Fez e terminando em Marrakesh, o que facilita e muito o nosso roteiro! Os quartos sao honestos, e os banheiros bem limpos (e em estilo ocidental…rs). O unico ponto negativo ate agora 'e que o wifi 'e desligado as 22hs!! Na primeira noite fomos pegas de surpresa, o que foi meio desagradavel. O albergue como um todo fecha as 22hs, mas isso nao 'e la um problema, ate preferimos, deve ser mais seguro assim. 75 Dh por noite, RECOMENDO! 
Amanha vamos nos jogar na Medina de Fez - dessa vez, com guia oficial recomendado pelo hostel, por 150Dh, mais barato do que se contratássemos diretamente.

Souk na medina
Pezinhos descalcos em respeito ao mausoleu de Moulay Ismael
Palacio imperial Dar Jamai



O homem vazio 

Praca El Hedime
El Hedime - Meknes by night

Nossa queria anfitria Sabrina - Our dear host Sabrina

Nosso riad, "Dar Sabrina Wa Tourate", na Medina de Meknes

Banheiro marroquino...

...e nossa destemida Pat demonstrando sua utilização!





Mausoleu de Moulay Ismail

Mausoleu de Moulay Ismail




Petit taxi!! Compensa pedir para eles ligarem o táximetro. Valor acertado antes quase sempre sai mais caro!
Um fato curioso 'e que temos encontrado poucos turistas ao longo do caminho. A Sabrina comentou que isso 'e por causa da crise que atinge a Europa. Nem brasileiros temos visto muito por aqui…acho que o fato de ser quase inverno também deve afetar um pouco. Durante o dia faz ate um calorzinho, mas a noite 'e beem frio e ninguém sai de casa. Talvez isso afugente um pouco os turistas.

Um comentário:

Unknown disse...

Turismo em Marrocos é um operador de Viagens em Marrocos
Conheça o melhor de Marrocos. Descubra este País Norte Africano maravilhoso conjugando no mesmo programa caminhadas nas montanhas do Atlas com incursões nas dunas do deserto viajando em viaturas Todo-o-Terreno. Passeios curtos e acessíveis em contacto com a cultura local Berbere. No nosso itinerário percorremos vários caminhos de terra (“pistes”) pelas vastas extensões das estepes marroquinas até às portas do deserto do Sahara (onde dormimos numa típica tenda), descobrindo o sul do País. E, no final, a cidade encantada de Marrakech, que ficará para sempre na sua memória!

Passeios Turísticos e Viagens em Marrocos, são ideais para casais, amigos, pequenos Grupos, Viajantes independentes e férias em família com crianças. Nossa empresa também organiza eventos corporativos em Marrakech e em todo MarrocosPara informações sobre preços, por favor não hesite em contactar-nos.Equipe de Turismo em Marrocos desejar boas festas em Marrocos

Para Mais informações sobre preços, por favor não hesite em contactar-nos.
Equipo de Turismo em Marrocos desejar boas festas em Marrocos
:Telefones : 0055 4899 226 247 / 00212 676 595 196 / 00212 672 476 067 /
Email: Turismoemmarrocos@Gmail.com

Website: www.TTurismoemmarrocos.com