segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Do Chile ao Peru

Os últimos dias em San Pedro do Atacama foram deliciosos. No segundo dia já estávamos conhecidas na cidade, e fizemos amizade com vários locais (fomos até convidadas pro aniversário de um deles!). Fomos em uma baladinha nativa e ilegal, já que depois da uma da manha é proibido fazer festa. Fizemos vários amigos: o Axel, francês que conhecemos em Salta, os três portugueses que fizeram sandboard conosco, o Fred, brasileiro ranzinza mas muito gente boa; o Daslu, que só viaja de aviao e faz passeios exclusivos (como o do arco-íris, o das estrelas...rs...), as duas brasileiras que também estavam no nosso albergue...


Eu podia bem ficar morando um mesinho por lá!


Brasileiros em festa em S Pedro Atacama




Salar de Atacama



E a vida que insiste em se reproduzir...

Lagunas Altiplânicas do Deserto do Atacama


Chegando ao Peru



No Peru se vende de tudo dentro do ônibus. Vitamina à base de levedura de cerveja, creme de baba de caracol (ha? será que eu ouvi direito?), remédio para intestino sujo que, segundo o vendedor autorizado e empolgado, é "la madre de todas las enfermedads". E se tem gente que vende é porque tem gente que compra. Através de uma paisagem incrível, rodeada de montanhas, solo árido e bolsoes de natureza verde-escuro, rola o comérico pitoresco: alguns gritam as propriedades dos seus produtos, outros entregam seus soles na base da confiança, enquanto turistas observam admirados esse peculiar traço da cultura peruana.



Nas ilhas flotantes de Uros, no Lago Titicaca, descobrimos aonde nascem as cholas:




Esse povo aymará vive há mais de 500 anos nessas ilhas flutuantes feitas de "totora", um tipo de capim que é a base da sua subsistência. Da totora saem casas, barcos, alimentaçao, além de ser o revestimento do chao da ilha. Lentamente, a populaçao vem diminuindo, pois os jovens migram para o continente em busca de melhores condiçoes de vida. Já os mais velhos e as crianças (como a Maria Luisa e a Lisa) seguem vivendo do mesmo modo dos seus antepassados, pescando, caçando e trocando o excedente por cereais e batatas na cidade de Puno. Adicionalmente, contam também com a produçao de artesanías, que segundo a Lilian vêm diretamente da China a U$S 0,30 a hora de trabalho (rs...). Verdadeiras ou nao, as artesanias de Uros refletem a triste realidade dos povos dependentes do turismo: sujeitar-se à boa vontade de estrangeiros endinheirados, muitas vezes forçando a barra com seus "compra, amigo!" para que a divisao de renda aconteça de maneira a garantir a sua sobrevivência.

De qualquer maneira, a cultura deles é riquíssima (tanto dos aymarás que vivem em Uros como dos quéchuas que vivem em Taquile), e o cenário do lago Titicaca é simplesmente espetacular!

Eu e a pequena Lisa

8 comentários:

Anônimo disse...

Juuuu hermana, que delícia tua viagem!!! E que invejaaaa (não que o escritório não seja uma "aventura" mas...sem essa vista toda hahaha) Não vejo a hora de você voltar pra saber de tudo! Quero ver todas as fotos, saber todos os detalhes. E que venha o Natal na Europa!!! beijooos

Unknown disse...

Guria, que increible! Quero saber de TUDO quando você voltar. Saudades imensas! bjs

Anônimo disse...

aaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiii como assim???vc voltou e eu não vi??? Ma!!! num vale!! mas que bom!! e que bárbaro conhecer esse outro lado do mundo né JU??
é muito bom acompanhar o que vc vai vivendo através dos seus posts! adoro ler o que vc escreve!! vou vivendo junto!!
te amo Que Deus continue acompanhando a viagem de vcs!!

Unknown disse...

Olá Juliana
Demorei para ver seu blog, na verdade esqueci e quando ví já estava no Atacama, que legal mudarem os planos a respeito do carro para Salta e agora estão em dúvidas quanto a Nasca e Colca, vcs. já decidiram? Se não, vi relatos que quem gosta + de Nasca ou + de Colca, o certo é pegar mais informações.
Boa viagem a todas

Anônimo disse...

Bom dia Juju!

Tudo bom? Que bom ver que você está curtindo sua viagem! Pelo visto seu celular novamente não pega!!! Eu continuo aqui na contagem regressiva para sexta que vem! Falta 1 semana!!! YES!!! Seguinte, confirmou nossa viagem do Natal e Reveillon! Vamos para Espanha e França, ou seja, Barcelona, Madrid, Sevilha, Vale del Loire e, é claro, Paris! Ou seja, seu Bourdeaux está garantido!!! Beijos e Saudades!
Continue curtindo pacas!!!

Anônimo disse...

JUJU!!!
Vc está fazendo falta para nos ajudar na contagem regressiva!!! =)

Adorei cada foto! Lindas!! Deve ser uma viagem inesquecível! Curta muiiito!

Então.. vs e a Re viajam tanto e vivem programa as próximas férias. haha. Sendo assim, exijo que no próximo ano as férias ou o reveillon sejam na minha casa na NOVA ZELÂNDIA!!!! boa hein?!?!

Ei.. oq vc vai trazer de presente pra gente? Comprou algo naquele comércio pitoresco??

beijossss

Anônimo disse...

cade vc Ju??:`{
bjs

Anônimo disse...

Meninas,

Raalmente esta aventura deve ser completamente diferente de tudo que eu ja vi. Desvendar os misterios da America Latina, deve ser uma experiencia e tanto. Cada vez mais fico com uma super vontade de estar ai junto com vcs!!!
Aproveitem cada cultura, locais, sabores, etc...e depois me contem tudo no detalhe, hein?

Bjos!