sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ruinas de uma civilizacao inesquecível

Acabei de comprar um touro de madeira que supostamente dá sorte, mas que na verdade é tao feio que me dá medo. Comprei só porque o chico que o vendia me disse que a capital do Brasil é Brasília, que o presidente é o Lula e que o Lula só tem nove dedos. Algo nessa sabedoria infantil me comoveu, e lá vai mais um recuerdo inca para a minha mochila.
Estamos em Cuzco há dois dias. Anteontem ficamos o dia inteiro (da uma da tarde as 11 da noite) parados na estrada. Os quechuas e os aymarás bloquearam a estrada que liga Puno a Cuzco (apenas a estrada que leva ao maior ponto turístico do Peru) porque estao descontentes com o presidente, que nao lhes dá condicoes de vida suficientes. Vários onibus com turistas estrangeiros parados na estrada, enquanto os grevistas bloqueavam a estrada com pedras e gritos nada amistosos. Reencontramos nosso amigo frances Axel, que também ia pra Cuzco. Tiramos fotos, fizemos vídeos, e...eu perdi minha máquina. Repito: PERDI MINHA MÁQUINA!!!! Tinha acabado de fazer um filminho á lá Bruxa de Blair, tinha ficado muito legal...mas no meio da confusao ela se foi. E eu, praticando o desapego, estou tentando levar numa boa, já que minhas recordacoes nao perderei nunca.
Hoje fomos visitar o Vale Sagrado: Ollantaytambo, Pisaq e Chinchero. Templos em homenagem ao principal deus incaico, Wiracocha. Vários terracos onde os andinos praticavam a agricultura.
E Chinchero...senti uma energia incrível em Chinchero. O templo antes dedicado ao planeta/deusa Venus foi destruído e transformado em igreja católica, já que para esta religiao ocidental Venus está associada a mulher e logo, ao diabo. Uma mistura de estilos no altar: já que o povo andino nao entendia muito de estilos clássicos, fizeram uma grande mistura dos estilos barroco e rococó, no que resultou no estilo "crespo andino". A tradicao católica foi adaptada ao estilo de vida incaico para facilitar a identificacao do povo andino com essa religiao e, consequentemente, sua conversao. Em uma pintura, o Cristo moreno utiliza a saia branca e olha para o chao ao invés de para o céu, preferindo solicitar ajuda a Pachamama (deusa terra) do que aos céus. Em outra pintura, a virgem que costura acompanhada por suas anjas, refletindo a realidade da mulher inca. Nesse quadro a óleo, os pintores (desconhecidos) deixaram "escapar" uma estrela brilhante no céu, em clara homenagem a deusa Venus.
O terraco de Chinchero, beijando o infinito, é uma fonte inesgotável de energia. A cruz católica adorna a cruz andina e Venus aparece ao fundo, soberana, mágica, plena. A sensacao de plenitude é indescritível. Estou cada vez mais apaixonada por esta cultura, tao complexa, tao rica, tao fascinante.
É uma grande pena que 150 homens brancos e barbudos foram capazes de destruir uma civilizacao tao desenvolvida e que no seu apogeu contava com mais de 12 milhoes de habitantes. Segundo a guia Karen e seus livros de história, 3 foram as principais razoes para a aniquilacao do Império Inca: a chegada de doencas como a gripe, até entao desconhecidas pelos andinos; a crenca de que os homens brancos eram deuses facilitando sua entrada no império, e a traicao dos povos subjugados pelos incas, que se uniram a tropa de Francisco Pizarro para acabar com seus dominadores.
E assim se foi a grande civilizacao incaica. Vieram os quechuas, seus descendentes, que herdaram um passado glorioso, um presente difícil e um futuro incerto.

21 comentários:

Anônimo disse...

que bom que vc apareceu!!
EU AINDA NAO FIZ ESSE CAMINHO!!ainda nao estou TÃO desapegada!!!
quero as fotos, os filmes!!!buáaaaa...ou entao essa descrição barbara que vc fez!! minuciosa!!:))
saudadee bjs te amo

Anônimo disse...

ou, desapega do teu carro entao e me dá ele! voce nao tá usando mesmo... saudades hermanaaa beijooos!!!!

Kiki disse...

Jujuuuuuuuuu... To só que espio!!
Que viagem irada!!
Aproveite tudo e quando voltar quero saber todas e tantas histórias que terá pra nos contar, AO VIVO!

Sardada!!
Super beijo!

Anônimo disse...

fiquei esperando vc ligar...bjs

Anônimo disse...

Juliana pensei muito em vc hj, em muitos momentos imaginando sua caminhada , seus tropeços e continuidade, o frio e a fome, o cansaço e o sono, os imprevistos, as diferenças a serem relevadas e superadas,as decidas e longas subidas,e me arrependi de não ter dito ontem a vc que tenho certeza que mais uma vez vc vai conseguir enfrentar e superar as adversidades.
Tudo o que vc vai passar( e tem passado) nesses dias é um condensado da vida.
Nesses momentos vc se conhece melhor, descobre seus limites , sua capacidade de superação e enfrentamento. Sua tolerância e disponibilidade para o novo, inusitado, inesperado. Sua capacidade de aceitação e transformação dos acontecimentos, seu desejo de continuar mesmo não conhecendo o caminho.Sua coragem em arriscar com responsabilidade. Conviver com outras pessoas por muito tempo também nos dá a condição de aceitar as diferenças.
Coragem , determinação, persistência são algumas das qualidades que fazem de você essa pessoa iluminada.
Você irradia energia, que com certeza vai voltar renovada.Chincero apenas retribui a energia que estava recebendo de vc.Que Deus continue iluminando a viagem de vcs bj te amo.

Anônimo disse...

Juju...

Esse post é muito a sua cara! Defensora dos povos!!! Que bom ver notícias suas!!!

Mas, você esqueceu de nós! Saiu daqui falando me escrevam, amo vcs, vamos nos comunicar via recadinhos, etc etc, agora só quer saber de beijar lhamas!
Marlis já avisou... O amor não acabou mas diminuiu muito! hahahahaha
Eu e Gabi´s estamos no final da nossa história Kraftiana e ansiosas! Quarta tem Taj de despedida! Pena que vc não estará! Mas sem estress estamos esperando vc para o petit comitê!
Beijos e Saudades...

Unknown disse...

Ju cada foto "jisuis".... É tudo muito lindo...!!! ENJOY EVERY DAY!!! - Vc já estará aqui para o meu chá, né? Dia 29 de nov. Posso contar com vc e suas aventuras??? Beijos!!! Ligia Pessutti

Anônimo disse...

meninas,,agora sao quase duas da madruga de quarta e logo vcs estarao seguindo rumo ao que na verdade fez sugir a idéia dessa viagem...essa nossa América do Sul é divergente e ao mesmo tempo instigante...qtos contrastes nao se encontra pelo caminho, qta cultura, e sabedoria a um povo que em sua maioria tem muito em si e ao mesmo tempo tao pouco para uma vida mais digna. pensei mto em vc esses dias Paty..pois sei sao momentos de superação, muitas vezes nao esperados, com ctz mto bem vividos e cheios de recordação..espero q vcs vc tenham curtido mto essa viagem gente..pq pra mim foi uma experiencia "contagiante".. de vida.. de querer sempre mais.. saber mais..viver mais!! voltem energizadas depois de tudo que viveram aí..sds sister!! bjaoo

Anônimo disse...

Juliana...quarta-feira...6:00 da manhã...como estão?
D.Maria Rojas ok!hj com restrição 6295501239, amanhã quinta,completo.
bj

Anônimo disse...

Hermanaaaaa e aí, te liguei ontem no telefone em cima da pedra perto da segunda árvore, mas você não atendeu! Vocês receberam a pizza que eu mandei entregar? hahahaa volta logo, quero saber de tudo!!!! Aproveita cada minuto, cada segundo, porque viajar é uma das melhores coisas dessa vida! E já vai se preparando pra Ásia ano que vem! Acabei de falar com uma amiga thailandesa, ela vai ajudar no roteiro!!! beijoooosss

Unknown disse...

Juli, abre o jogo!!!
Fiquei sabendo de algumas notícias através da Marina...
E vc Li, Pat...? Hahahahhaaa...... aproveitem!
Sonhei que eu estava aí com vcs... foi influência de uma matéria que vi na TV sobre as ilhas de Uros, Peru, Bolívia...Demais, amigas!!! Tudo muito lindo e emocionante!
Não vejo a hora de encontrar vcs pra contarem pessoalmente!
Bjos,
Pat.

Anônimo disse...

agora vcs estão em MP.. q sensação indiscritível andar por estas ruínas..tomara q consigam subir na waynaaa..bjuuu bjuuu

gabi disse...

Juju!!

Restam apenas 2 dias de Kraft... sim hoje é quarta e a Re está fazendo e despedida no Taj...
e eu estou aqui.. mergulhada no tcc... acabei de fazer a banca da mono... e o ano ta acabando e eu to indo embora... ai meu Deus tempo passa logo...
Será que estou ansiosa??? rsrs

Amiga! Decidi que farei um blog, para manter contato com vcs amigas amadas (mas eu vou me comunicar de verdade, ao contrário de vc que esqueceu de nós aqui)!!! E assim vcs saberão todas as novidades da minha vida lá longe =) Mas isso só quando eu estiver indo...

Perdeu a máquina? Isso aí, desapego!
As memórias ficam e vc saberá contá-las com detalhes sempre... e os detalhes serão mais ricos que as imagens e nos renderão ainda mais conversas e rizadas!

Vc fez mta falta pra mim e pra Re nos nossos últimos momentos como kraftianas... Saudades querida!!!!

Aproveite seus últimos dias de viagem e já que não tem mais máquina anote tudo! Escreva!!! Assim não esquecerá nenhum detalhe e ainda lança um livro =)

Kisses!!!!

Anônimo disse...

a Gabi sabe o que fala, faz tempo que estou falando do livro...quem sabe agora!
saudadeeee bj te amo

Anônimo disse...

kddd vcsss????

Anônimo disse...

Renata, as meninas perderam o vôo de Cuzco pra Lima, mas conseguiram outro e logo logo estarão lá se Deus quiser...aventura e + aventura...

Anônimo disse...

oii "mãe da Ju" ..rsrs, valeu pela informação..rsrs!! tava preocupada sem noticias, pq a ultima vez q falei com a Paty foi qdo ela ligou antes de começar a trilha!! agora sei q ja ta td bem e elas pegam voo hj cedo pro Brasil nehh.. agora é hora de voltar a realidade com varias experiencias novas dentro de cada uma..e como vc disse...aventura e mais aventura..isso é que faz as coisas valerem a pena..rs..das poucas histórias q soube daqui, pulava por dentro de empolgação por elas..pq cada acontecimento é tão único e acaba tendo dimensões tao gdes qdo estamos longes...uma riqueza de experiencia de vida que realmente daria um livro..rsrs!! bom reencontro com a filhota.rs! um beijo!

ps: aposto que o despertador era o Paty..qdo perderam o voo..kkkk!!!

Anônimo disse...

oi Renata, como a vida , fazemos das possibilidades, oportunidades, não é? quis te tranquilizar mesmo, afinal lá onde estavam . creio que só com sinal de fumaça ...rsrs
pena que a Ju ainda fica em Lima...e depois vai pra Curitiba...e vou ficando cada vez mais na saudade...e que saudade...mas faz parte do jogo de ser mãe de pessoas como meus filhos( um em cada canto... às vezes do Brasil, às vezes do mundo..)
ao mesmo tempo que a saudade faz pouso em meu coração a felicidade tb aporta! afinal o que é a vida senão os momentos vividos?? e isso eles sabem vivê-los, tão intensamente, como corajosa e dignamente!
espero que a Paty chegue bem e que um dia a gente se conheça!
bjs
"mãe da Ju"

Anônimo disse...

oii.."mãe da Jú" rsrs,
lindas suas palavras..sem querer rasgar elogios acho q não é só a filha que deveria escrever um livro, pois vc tb se expressa maravilhosamente bem..e o que escreveu sobre as possibilidades virarem oportunidades não me sai da cabeça.rs! Tenho ctz q tb deve ter mts histórias para contar.. falei com a Paty de manhã, ela chega em SP hoje a noite, e por volta de uma da manhã encontro com ela! achei q fossem todas voltar juntas..mas as meninas ainda tem mais 2 dias de trip pela frente..rs! espero que encontre logo com a Ju, e quem sabe, um dia não conheço as duas!um gde beijo! Renata (irmã da Paty) rs!

Anônimo disse...

oii.."mãe da Jú" rsrs,
lindas suas palavras..sem querer rasgar elogios acho q não é só a filha que deveria escrever um livro, pois vc tb se expressa maravilhosamente bem..e o que escreveu sobre as possibilidades virarem oportunidades não me sai da cabeça.rs! Tenho ctz q tb deve ter mts histórias para contar.. falei com a Paty de manhã, ela chega em SP hoje a noite, e por volta de uma da manhã encontro com ela! achei q fossem todas voltar juntas..mas as meninas ainda tem mais 2 dias de trip pela frente..rs! espero que encontre logo com a Ju, e quem sabe, um dia não conheço as duas!um gde beijo! Renata (irmã da Paty) rs!

Anônimo disse...

Obrigada Renata(irmã da Paty rs..)Acredito muito que somos os responsáveis por nossas escolhas e consequentemente por nosso caminho.
E ,qdo entendemos isso ,fica mais fácil aceitar as consequências dessas escolhas. Tb quero muito conhecê-las. Combine com a Ju, e qdo ela vier ficarei muito feliz em recebê-las. fique com Deus bj
"mãe da Ju"