sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Primeiro dia - Assunción

O primeiro café da manha da viagem foi Club Social com água, em uma mesa de plástico de uma micro-lanchonete em Foz do Iguacu. A aventura comecou mesmo desde o primeiro dia: ônibus lotado, e viajantes como nós tinha apenas mais duas gringas. O restante dos passageiros era formado por pessoas, digamos, bem simples. Viajar em número ímpar é sempre uma loteria: alguém ia ter que contar com a sorte na poltrona. E esse alguém, nesse caso, era eu. Ao entrar no ônibus, eu e a Li tivemos um acesso de riso: meu companheiro de viagem seria um tiozinho um tanto quanto acima do peso que ocupava a poltrona dele inteira mais metade da minha. Quase chorando de tanto rir, fui salva pela Pat, que se dispôs a fazer a viagem ao lado dele. Amiga, tô te devendo uma forte!

Conseguimos dormir no ônibus da Pluma, e no dia seguinte, bbem dispostas, chegamos ao Paraguay atravessando a Ponte da Amizade. Uma conurbacao urbana atravessava a pé, ávida por muambas. Mas o fato curioso é que, aparentemente, só nós que estávamos em um ônibus internacional tivemos que passar na alfândega para carimbar o passaporte. Todos os pedestres atravessavem direto, sem fiscalizacao, sem avisar que chegavam nem "cuanto tiempo quiedan". A alfândega é um capítulo a parte: uma construcao antiga de conservacao duvidosa, aonde oficiais paraguaios trabalham em salas refrescadas por ventiladores precários, sempre acompanhados por suas cuias de chimarrao (mate). No meio da sala, ambulantes ofereciam câmbio, óculos falsificados e CDs piratas. Isso mesmo, dentro da alfândega, órgao oficial do governo!

A primeira refeicao da viagem foi no restaurante La Nona, na beira da estrada em Coronel Oviedo. Por 20.000 guaranis, comemos até que bem. Na mesa do que provavelmente sera o restaurante mais limpo da viagem, a Li divertia-se com olhar fixo na tampa suja do azeite, quando veio o comentário que explodiu em gargalhada: "imagina a Pat Risso aqui!" É amiga, vc nao ia curtir...

Depois de um banho revigorante no Hotel Miami (uma espelunquinha, mas super bem localizado e com atendentes mui simpaticos - recomendo!) fomos fazer um tour pour Assunción. As meninas fizeram a festa na tenda de eletronicos. Menos eu, que esqueci meu cartao de crédito no BRasil. Mais um elemento para a minha aventura: terei que passar a viagem inteira com U$S 22,50 por dia. hahah...vamos ver se consigo. De acordo com o guia do viajante independente, esse valor é suficiente para uma "viagem modesta com algum conforto". Acho que tá bom né!

Agora estamos indo para Corrientes, e amanha cedo chegamos em Salta, na Argentina.

Até!

4 comentários:

maria belmira garcia disse...

como diria o papys: essa é minha garota!! e que seja post de mamãe, fazer o que sou mesmo, se quiser, deixa passar, senão...fica só pra vc.
Que bom que deu tempo pra postar, Juliana, assim acompanhamos essa aventura, digamos no mínimo, mui hermosa!
bjsssssss às 3 garotas super-poderosas!!!

Anônimo disse...

Você só esqueceu o cartão de crédito??? Hahahahahaha
Já vi que vou ficar sem meu bordeaux! Bjs

Anônimo disse...

esqueceu o cartao de crédito???? hahaha voce é tao turca-hard-bread que até o teu subconsciente te ajuda a economizar! e agora, como vai trazer presente? vai postando sempre, beijooooossss

Juliana disse...

valeu viu queridas...desse jeito nao vou trazer presente pra ninguém mesmo hehehe